segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Manutenção de Micro: Quanto Cobrar?

Uma dúvida constante para o profissional e até mesmo para quem deseja se tornar um. É uma pergunta extremamente relativa, mas acredito que havendo alguns critério será fácil resolver a questão.
Opiniões Minhas. Seja sincero, tenha caráter, seja seguro e não tenha vergonha de cobrar pelo seu serviço. Seja Profissional e saiba sempre seus limites.

Preço da Visita:

Pra quê serve a visita? Toda visita tem seu momento de análise de micro, diagnóstico e explicação do problema para o cliente (que geralmente não sabe nada) . Um preço bom 40 reais. Apenas para visita, análise e diagnóstico. Para instalações de alguns programas, atualizações, serviços simples (10 reais por hora trabalhada).

Lembre-se: Se é visita, diagnostique, descubra defeitos, que problemas podem ser. SOMENTE ISSO!! Se começar a configurar o micro aí já passa a ser o serviço em sí e não somente visita.

O preço cobrado também deve variar de acordo com alguns ítens:

1 – Complexidade do serviço.

Dar uma geral: (Primeira instalação “drivers do cliente” ou Formatação) Instalação de sistema operacional, ferramentas de escritório, anti-vírus e malware (spyware, adaware e parentes).

Instalação de Impressoras e Scanners (drive do cliente ou “baixado na internet”)

2 – Configuração do Micro do cliente.

Quanto menor a configuração, mais demorado será o trabalho. Um micro: Intel Pentium 4 HT, 3.4 GHZ , 1GB DDR RAM, HD 7200 RPM – É possível instalar o Sistema Operacional Windows XP com essa configuração em 15 Minutos. CRAVADOS!

3 – Procura de Drivers na Internet

É muito importante todo o técnico se preocupar em ter cds ou dvds de drivers de instação de diversos periféricos e plataformas. Acredito não ter nada pior que ir no cliente e ter que fazer manutenção em um micro onde não se sabe o fabricante, ano de fabricação e modelo dos produtos.

4 – Qual o preço do serviço em sua região

Antes de saber quanto cobrar, verifique qual o preço do serviço em sua região. No Rio uma “Geral” costuma-se cobrar em torno de 80 reais (visita incluso) entre 4 e 6 horas de manutenção. Em São Paulo, costuma-se cobrar 90,00.

5 – Hora Trabalhada.

Com a configuração de micro, citado no ítem 2, uma instalação “Geral”, com os programas citados no ítem 1, podemos calcular o tempo total de instalação em quantas horas? Vejamos:

Windows XP – 20 Minutos
Office XP – 5 Minutos.
Antivírus Norton – 8 Minutos
AVG ou Avast – 3 Minutos
Drivers de Placa Mãe e Modem (do cliente) 20 Minutos
Drivers baixados na Internet (relativo) + ou - 40 min (dependendo da conexão a internet do cliente)
Conexão a Internet Discada, DSL, Cabo – 15 min
Configuração Geral - (Internet explorer, Antivírus, Modem) – 20 minutos
Conversa fiada com o Cliente 2 horas.

Resultado Parcial. 4H20m. (Quatro Horas e vinte minutos) de instalação e configuração de programas. Ufa!!

Passou disso de 4h30. Cobre pelo menos 10 reais a HORA.

Observações Hiper-Importantes.

1. Não recomendo o técnico cobrar por hora e nem o cliente aceitar o técnico cobrar dessa maneira (A não ser no caso que escrevi no início desta matéria). Acredito que nem preciso escrever por que né?

2. O Técnico pode ter essa base. 80 reais por 4h30 de Trabalhada (com visita incluso). Acredito ser um bom preço. (base novembro de 2007)


3. Seja sincero com seu cliente - Verifique sempre as condições dele. Se ele não tiver condições de pagar por um serviço completo, avise que fará um parcial e cobre a metade do valor ou parcial.


4. Nunca seja amigo de seu cliente ou sofra fazendo uma “configuraçãozinha” ali e aqui de graça.


5. Cobre o cliente todas as visitas, a não ser em comum acordo, no caso de compra de peças pelo próprio cliente.


6. Não receba o valor da manutenção em cheque a não ser que o cliente seja de confiança. Acerte o valor da manutenção antes de começar o serviço. Sem acordo, sem manutenção e vá pra casa.


7. Não permita pagamento depois, sempre ao final do trabalho a fim de não se aborrecer com cobranças.


8. Nas trocas de peças vale também a complexidade do trabalho, cobre a partir da manutenção “Geral”.

Fonte: Manutenção de Micro (Pro)

4 comentários:

Anônimo disse...

quantos posso cobrar para instalar uma impressora

meu e-mail marcoswm_89@hotmail.com

blogstoned disse...

Sei que esse post já tem mais de um ano, mas não posso deixar de comentar!

Instalar o windows em 15 ou 20 minutos??!! Tá brincando né?

No meu core 2 quad, 8gb de ram, leva 1h mais ou menos! Isso se eu instalar um windows modificado de instalação não assistida. Se tiver que entrar com dados leva mais tempo.

Num pc velho leva de 1h30 a 3 horas dependendo das configurações.

Agora o linux é mais rápido, no meu pc leva, aí sim, 15 ou 20 minutos.

Anônimo disse...

Eu faço manutenção há 20 anos, e sinceramente é um porre ter que avaliar toda a manutenção. Decidi após muito tempo quebrando a cuca, que há 2 tipos distintos de manutenção: o local e o remoto. Se você precisa ir até o cliente, um bom cálculo é de r$ 1,00 por km rodado de deslocamento(ida e volta cobrados). A visita, para minha cidade com distância de até 10 km da minha base, é de R$ 40,00 (a este valor, some o deslocamento). Já se o cliente vier até você, ou você fizer a manutenção remotamente, um valor base para a minha cidade é de R$ 40,00 (dá para fazer instalação de impressora assim, por ex.)Formatação com reserva de dados, R$ 80,00 (e a base de tempo é de mais ou menos 8 horas de serviços, pq as atualizações basicas de windows e antivirus, levam cerca de 3 horas na média, mesmo com uma banda larga de 5 Mega. Formatação sem reserva de dados, ou formatação inicial, R$ 50,00. Não sei se na sua cidade, leitor, é diferente, mas na minha (Campo grande, MS) é um valor bastante bom, vc tem clientes o tempo todo e quase nunca leva calote. Espero ter ajudado. Quem quiser, pode me contactar pelo email hermestecnico@hotmail.com
Abraços a todos

Técnico Bruno Rodrigues - Pc e Notebook disse...

oi professor Alexandre, Tudo bem! meu nome é Bruno Rodrigues e tambem sou instrutor de manutenção de pc no Curso Adv, é achei muito legal a suas dicas de como cobrar por manutenção, parabéns e sucesso sempre!!!