sábado, 22 de setembro de 2007

Impressoras a laser fazem tão mal quanto cigarro

Emissões de impressoras laser fazem tão mal à saúde quanto cigarros, de acordo com uma professora australiana. Funcionários que respiram aliviados nos EUA e no Reino Unido desde que o fumo foi proibido em locais públicos têm novos motivos para se preocupar, segundo a pesquisa do professora de física Lidia Morawska, da Universidade de Queensland.
O toner de uma impressora laser lança partículas no ar que podem causar problemas respiratórios e cardiovasculares em longo prazo, de acordo com o time de Morawska e especialistas em partículas atmosféricas. 64 modelos de impressora laser foram testados, e 17 deles são 'grandes emissores' de partículas dos toners. As fotocopiadoras, ao contrário, não emitem as partículas, mesmo usando basicamente a mesma tecnologia.
Segundo o jornal The Sydney Morning Herald, as partículas não foram quimicamente testadas, mas algumas são agentes cancerígenos. A descoberta da emissão das partículas foi feita por acaso, quando outra pesquisa descobriu que escritórios tinham até cinco vezes mais poluentes no ar do que vias públicas.
Mais informações: ZDNet
Fonte: Baboo

Nenhum comentário: