sábado, 22 de setembro de 2007

Novo endereçamento IP será implementado

Um documento publicado esta semana pelos órgãos que administram a internet propõe a adoção do IP versão 6 (IPv6) até o ano 2011. A versão atual do protocolo IP, a de número 4, possui diversos problemas de segurança e já está com a capacidade de endereçamento virtualmente esgotada.
Segundo os sites The Inquirer, Government Computer News e Slashdot, a IETF - Interner Engineering Task Force, órgão que decide os destinos tecnológicos da grande rede, publicou um internet draft propondo um plano de migração do atual IPv4 para IPv6.
Se o draft, que é apenas um rascunho, for aprovado e se tornar um documento oficial, a migração deverá ocorrer em três etapas. A primeira, que começa imediatamente e termina no fim de 2008, seria um estágio preparatório no qual as empresas migrariam apenas computadores não essenciais. Na segunda etapa, que ocorreria em 2009 e 2010, seria obrigatório migrar os serviços essenciais ligados diretamente à internet. Em primeiro de janeiro de 2011, todos os computadores - internos e externos - precisariam obrigatoriamente já estar funcionando em IPv6. O IPv4 estaria, portanto, descontinuado até 2011.
O protocolo IP é o padrão de endereçamento que permite a comunicação entre computadores pela internet e nas redes dentro das empresas. Sua versão atual já é bastante antiga e possui problemas insolúveis. Além das questões de segurança, que periodicamente são descobertas, o IPv4 já esgotou sua capacidade de expansão. Cada computador ligado à internet - seja um computador pessoal, seja um servidor que hospeda um site - precisa de um endereço único que o identifique na rede. Esse número é chamado endereço IP ou número IP (IP = internet protocol). Quase não existem mais endereços IP para distribuir a novos internautas, o que quer dizer que a internet estaria fadada a não crescer caso não se tomasse uma providência. O advento do IPv6 resolveria todos esses problemas.
O texto do internet draft pode ser lido (em inglês) aqui.
Fonte: Geek

Nenhum comentário: