sexta-feira, 26 de outubro de 2007

GPUs são usadas para quebra de senhas

Uma técnica para quebrar senhas de computadores usando o hardware de placas de vídeo está causando preocupação na indústria de segurança da computação. A Elcomsoft, uma empresa de software baseada em Moscou, registrou uma patente para a técnica. Ela tira vantagem das capacidades de "massivo processamento paralelo" das GPUs - processadores usados nas placas de vídeo para produção de efeitos realísticos em jogos.
Usando uma placa de vídeo de US$ 800 da NVIDIA, a GeForce 8800 Ultra, a Elcomsoft aumentou a velocidade do seu sistema de quebra de senhas em até 25%, de acordo com Vladimir Katalov, CEO da empresa.
As senhas mais difíceis, incluindo aquelas usadas para se logar em um PC com Windows Vista, normalmente levariam meses de processamento contínuo até que fossem quebradas usando o processador do PC. Ao utilizar uma GPU de US$ 150 - menos poderosa do que a 8800 Ultra - a Elcomsoft afirma que conseguiu quebrar as senhas num período entre 3 e 5 dias. Senhas menos complexas podem ser quebradas em minutos, o invés de horas ou dias.
É a forma como a GPU processa os dados que aumenta a velocidade. O porta-voz da NVIDIA, Andrew Humber, descreve o processo usando uma analogia com busca de palavras em um livro. "Um processador normal de computador poderia ler o livro, começando da página 1 e terminando na página 500", disse ele. "Uma GU pegaria o livro, dividiria em 100.000 partes, e leria todas estas partes ao mesmo tempo".
Mais informações

Fonte: Baboo

Nenhum comentário: